1. Home
  2. Crédito
  3. Indústria: Quais os benefícios de terceirizar a linha de crédito da sua operação

A terceirização pode trazer diversas vantagens para as empresas, como indústrias de diferentes setores. Entre as operações que podem ser terceirizadas está a linha de crédito da operação de vendas.

Por meio dessa solução, é possível aproveitar vantagens relacionadas ao crédito antecipado e ao gerenciamento financeiro. Logo, vale a pena entender como essa alternativa funciona e os benefícios que ela pode gerar para o negócio. 

Na sequência, conheça melhor a terceirização da linha de crédito e veja o que considerar ao escolher essa alternativa!

O que significa terceirizar a linha de crédito da minha indústria? 

A terceirização da linha de crédito consiste em um serviço que a indústria pode obter junto a uma empresa voltada para facilitar serviços financeiros, como uma fintech.

Nesse caso, o negócio que opta pela terceirização conta com um parceiro responsável por executar processos em relação à concessão de crédito para os clientes.

Pense, por exemplo, em uma indústria que deseja vender para os distribuidores e para o varejo. Em vez de realizar o processo de concessão de crédito, a indústria pode contar com um parceiro que será o responsável por definir as condições de pagamento e intermediar a relação com os clientes.

Considere as empresas A e B, clientes da indústria. Com a terceirização da linha de crédito, a fintech contratada analisará as características de cada um deles, como a capacidade financeira e o potencial de relacionamento com o vendedor. 

Dessa forma, o crédito concedido e as condições oferecidas para o distribuidor A poderão ser diferentes daquelas apresentadas para o distribuidor B, por exemplo. E tudo isso é feito de maneira facilitada para a indústria, trazendo mais facilidades para a rotina. 

Quais são os benefícios e obrigações gerados por esse processo?

Após conhecer o funcionamento geral da terceirização da linha de crédito, é essencial entender quais são as maiores vantagens desse tipo de solução. A seguir, descubra quais são os principais pontos positivos do processo!

Otimização do fluxo de caixa

Um dos aspectos mais importantes em terceirizar a linha de crédito é o fato de essa ser uma forma de otimizar a configuração do fluxo de caixa. Isso é possível porque já não é preciso esperar tanto pelos pagamentos, por exemplo, ao conseguir a antecipação dos recebíveis.

Nessa situação, a indústria recebe antecipadamente os valores que só seriam pagos no futuro, mediante um deságio. Em troca, o parceiro de crédito assume a responsabilidade de realizar a cobrança dos clientes.

Como consequência, é mais fácil equilibrar as finanças da empresa, facilitando o gerenciamento de recursos e o cumprimento das obrigações.

Oferta de prazos melhores

Como a indústria conta com um parceiro para terceirizar a linha de crédito, é possível oferecer prazos melhores para os clientes. Afinal, a fintech contratada pode apresentar condições mais interessantes para o varejo realizar os pagamentos, por exemplo.

Por conta disso, essa terceirização pode fazer com que o negócio se torne mais competitivo. Afinal, ele passa a apresentar condições melhores que os concorrentes para fechar vendas.

Redução dos riscos

O fato de contar com um parceiro estratégico para terceirizar o crédito ajuda a diminuir os riscos, de modo geral. Como a concessão de crédito envolverá diversos critérios e o uso da tecnologia, a tendência é que haja menos riscos de inadimplência.

O fato de a empresa especializada cuidar das etapas também ajuda nesse sentido. Assim, a indústria fica menos exposta aos riscos de não receber os pagamentos e pode contar com mais previsibilidade financeira.

Fortalecimento do relacionamento

Outra questão para considerar envolve o fortalecimento do relacionamento entre indústria, distribuidores e varejo. Isso é possível devido à oferta de condições melhores de pagamento, como o prazo mais elevado.

Por conta dessa concessão de crédito empresarial, faz sentido que haja um aprofundamento e um nível maior de continuidade no relacionamento. Desse modo, é possível diminuir os esforços para a captação de clientes e melhorar o potencial de ganhos ao longo do tempo.

Maior foco na atividade-fim

Com a terceirização da linha de crédito, a indústria tem que se preocupar menos com questões como o gerenciamento do fluxo de caixa ou mesmo a cobrança dos clientes. Como consequência, é possível direcionar os esforços para as atividades principais do negócio.

Isso pode ajudar a reduzir custos e a aumentar a produtividade geral do empreendimento. Assim, a indústria pode ter uma atuação cada vez mais estratégica e focada em resultados.

Além de contar com esses benefícios, é essencial considerar que há obrigações a partir do processo de terceirização. É necessário, por exemplo, fornecer informações completas sobre a carteira de clientes e as operações de crédito.

Também é preciso manter a integração e a sincronização dos fluxos. Desse modo, é possível garantir o efetivo abastecimento dos dados, permitindo que o parceiro realize as análises e os demais procedimentos. 

Quem pode fazer a terceirização?

Como você viu, a terceirização da linha de crédito pode oferecer diversas vantagens para a indústria. Porém, para aproveitar a alternativa, é necessário cumprir os pré-requisitos e as exigências da empresa que ficará responsável pelo crédito.

No caso da Trademaster, por exemplo, é preciso que a empresa seja uma indústria, distribuidora ou varejista. Também é necessário manter a atuação nas áreas apresentadas no cadastro. A mudança de operação só pode ocorrer mediante autorização da fintech.

Além disso, é essencial realizar um cadastro de credenciamento, o que inclui apresentar documentos referentes ao negócio e às operações relevantes para a terceirização. Os dados passam por uma etapa de validação, na qual a terceirização da linha de crédito pode ou não ser aprovada.

Como fazer essa terceirização nas minhas operações?

Se os pré-requisitos forem cumpridos, é possível partir para efetivar a terceirização das operações. Nesse sentido, é preciso começar procurando uma empresa especializada em soluções financeiras e de crédito business to business (B2B), como a Trademaster.

A partir do contato com os profissionais, há como definir quais são as necessidades do negócio e as características das operações. Ao seguir com o credenciamento, é possível terceirizar as etapas referentes à concessão de crédito, com a empresa cuidando da definição de condições e ofertas aos clientes.

Como você acompanhou, terceirizar a linha de crédito pode ser vantajoso para a operação da indústria. Por isso, vale a pena contar com uma empresa especializada no assunto, de modo a superar os principais desafios e aproveitar ao máximo esse serviço.

Precisa de ajuda para terceirizar a linha de crédito da sua operação? Entre em contato conosco da Trademaster e conheça mais sobre a solução!

Notícias recentes