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Days Sales Outstanding (DSO): 9 dicas para diminuí-lo na sua empresa

 Days Sales Outstanding (ou DSO) é um indicador de grande importância para negócios. Isso porque ele ajuda a avaliar a eficiência da gestão de contas a receber de uma companhia. Na prática, essa métrica refere-se à quantidade média de dias que uma indústria leva para receber por uma venda.

Quanto menor o DSO, mais eficiente é a empresa na conversão de vendas a crédito em dinheiro. Com um Days Sales Outstanding baixo, organizações podem melhorar o fluxo de caixa, reduzir a necessidade de financiamento, aumentar a liquidez e mais.

Por esses motivos, vale a pena saber como você pode diminuir esse indicador na indústria em que atua. Para tanto, confira e coloque em prática as 9 dicas deste artigo!

 

  1. Diversifique os métodos de pagamento

A primeira orientação que você deve seguir pensando em reduzir o Days Sales Outstanding da empresa em que trabalha é diversificar os métodos de pagamento oferecidos por ela. Afinal, quanto mais opções a companhia oferecer, maior será a probabilidade de os clientes efetuarem o pagamento de forma rápida e conveniente. 

Ao disponibilizar diferentes alternativas, você facilita o processo de pagamento para os seus clientes. Como consequência, a indústria poderá receber em um período menor, diminuindo o DSO. 

Portanto, ao fazer negócios, procure oferecer métodos de pagamento diversificados aos clientes, como:

  • Boleto;
  • Cartões de crédito e de débito;
  • Pix;
  • Transferências bancárias.

 

  1. Invista na comunicação com seu cliente

Outra medida fundamental para acelerar o recebimento de pagamentos é manter uma comunicação clara, eficaz e proativa com os clientes. Dessa forma, é possível evitar atrasos e garantir que todos os compradores estejam sempre cientes das datas de vencimento.

Para tanto, busque estabelecer um relacionamento sólido e transparente com cada cliente que a indústria atende. Ainda, esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e resolver problemas relacionados a faturas ou pagamentos em atraso.

Uma dica relevante é oferecer diferentes canais para que os clientes possam entrar em contato, como telefone, e-mail, chat e outros. Desse modo, também será possível acelerar o recebimento das contas a receber.

 

  1. Desenvolva o processo de faturamento

Além das ações anteriores, é válido ressaltar que um processo de faturamento eficiente e bem desenvolvido é essencial para a redução do DSO. Então, certifique-se de que todas as faturas sejam sempre emitidas de forma precisa, oportuna e com agilidade.

Para esse propósito, automatize o processo de faturamento para evitar erros humanos e atrasos. Ademais, forneça sempre informações claras, completas e concisas nas faturas, incluindo dados de contato para que os clientes possam procurar suporte em caso de dúvidas.

 

  1. Aprimore o gerenciamento de contas a receber

O gerenciamento correto e otimizado das contas a receber é outra ação de grande relevância para diminuir o Days Sales Outstanding. Nesse sentido, procure implementar um sistema eficaz, que permita o acompanhamento de informações como:

  • Faturas em aberto;
  • Datas de vencimento;
  • Histórico de pagamento de cada cliente. 

Com a solução, você poderá identificar rapidamente quais clientes estão com pagamentos em atraso e tomar medidas adequadas para evitar que o DSO fique muito elevado.

 

  1. Crie estratégia de incentivos à antecipação de pagamentos

Outra atitude que você pode tomar para reduzir o Days Sales Outstanding é oferecer incentivos para que os clientes antecipem os pagamentos. Por exemplo, você pode oferecer descontos ou condições de pagamentos mais favoráveis para aqueles que pagam à vista ou antes do prazo de vencimento. 

Essa estratégia é capaz de motivar os clientes a efetuar os pagamentos mais cedo, ajudando, assim, a melhorar o fluxo de caixa da empresa e a diminuir o DSO.

 

  1. Invista no gerenciamento de faturas

O gerenciamento adequado das faturas é outro aspecto de grande importância para reduzir o Days Sales Outstanding. É fundamental garantir que todas as informações referentes a esse documento estejam atualizadas e que ele seja enviado para o endereço de faturamento correto. 

Além disso, estabeleça um processo de acompanhamento das faturas em aberto, enviando lembretes amigáveis antes da data de vencimento. O foco é não deixar que os pagamentos em atraso sejam esquecidos ou se acumulem.

 

  1. Deixe claro seu processo de cobrança

Ligado à dica anterior, é válido ressaltar que os clientes devem conhecer o processo de cobrança da indústria desde o início. A medida permite evitar mal-entendidos e aumentar a transparência em relação ao processo de pagamento.

Aqui, vale incluir informações sobre as políticas de pagamento nos contratos e faturas, além de fornecer um contato específico para questões relacionadas a pagamentos. Desse modo, a empresa tende a ter menos dores de cabeça, desentendimentos e atrasos nos recebimentos.

Caso um cliente não pague uma fatura na data definida, tenha um processo bem estruturado para cobrá-lo. Lembre-se de que é necessário ser rápido, mas também educado, respeitoso e amigável. Ofender ou pressionar só tende a desgastar e prejudicar o relacionamento com o cliente.

 

  1. Analise os clientes com certa regularidade

Ao seguir as dicas apresentadas até aqui, você estará no caminho certo para reduzir o DSO na empresa em que trabalha. No entanto, vale observar que alguns clientes, mesmo com todos esses cuidados e ações, podem gerar transtornos em relação aos pagamentos.

Nesse contexto, é importante que você analise cada cliente com certa periodicidade, de modo a verificar se realmente faz sentido manter uma parceria com ele. Às vezes, você pode encerrar o contrato com um comprador e conseguir fechar com um melhor, que paga em dia ou até antes.

 

  1. Conte com uma solução de antecipação de recursos

Por fim, outra medida relevante para diminuir o Days Sales Outstanding é contar com uma solução com recebimento antecipado. O serviço permite que indústrias recebam o dinheiro das faturas antes do vencimento, melhorando o fluxo de caixa com mais eficiência. 

Para essa finalidade, você pode contar com a Trademaster, que oferece inteligência de crédito, concessão de limite e incremento do prazo de pagamento para os clientes das indústrias.

Com a solução, os clientes recebem um limite de crédito após uma avaliação, de modo que os distribuidores ou varejistas tenham mais prazo para pagar. Já a indústria emite o boleto em nome da Trademaster e recebe o valor de modo adiantado, sem precisar esperar a data de pagamento.

Por sua vez, a Trademaster fica responsável por receber o pagamento feito pelos clientes. Como resultado, o serviço permite otimizar a sua gestão e os processos financeiros da indústria.

O Days Sales Outstanding é um indicador de grande importância para uma indústria. Afinal, ele indica a capacidade de gerar caixa de forma rápida e eficaz, o que é crucial para a solidez financeira e o crescimento sustentável. Então, aplique as 9 dicas deste artigo para buscar a redução do DSO da empresa.

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