Além da qualidade e do valor agregado, um dos fatores determinantes para um cliente decidir comprar ou não determinados produtos industriais é o preço. Portanto, é fundamental conhecer os custos do negócio para saber como calcular o preço de venda das mercadorias.
Nesse caso, a indústria deve ser eficiente para estabelecer esse fator, já que ele pode impactar diretamente na sua saúde financeira. Então a precificação precisa usar critérios específicos, que permitam uma análise profunda sobre o crescimento e a lucratividade da empresa.
Quer entender mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você conhecerá a importância de ter um preço de venda de produtos industriais que seja adequado.
Acompanhe!
O que é preço de venda?
O preço de venda consiste na quantia cobrada dos clientes em troca da mercadoria oferecida. Como a intenção de todo negócio é obter lucro, esse parâmetro deve dar retorno para cobrir as despesas e os custos e ainda gerar ganhos.
Além disso, o preço de venda deve ser suficiente para manter o fluxo de caixa saudável e a competitividade da indústria no mercado. Nesse princípio, existem alguns fatores que são considerados, como:
- margem de lucro pretendida para cada produto vendido;
- valor agregado ao produto;
- valor médio praticado pelo mercado;
- gastos com manutenção;
- custo da produção ou aquisição da mercadoria.
Por que é importante precificar adequadamente os produtos da indústria?
Sabendo o que é preciso de venda, tenha em mente que ele deve cobrir todos os gastos da indústria e gerar um lucro que possibilite o crescimento sustentável. Se todos os custos envolvidos na produção e no funcionamento da indústria não forem conhecidos e considerados, há o risco de ocorrerem prejuízos.
Por exemplo, ao colocar um preço abaixo do que aquele que cobre todos os gastos, o faturamento, por maior que seja, não será suficiente para manter as contas em dia. Por outro lado, se a indústria cobra um preço excessivo, acima da média do mercado, pode ocorrer a perda de vendas.
É importante ressaltar que, em ambos os casos, a indústria terá desvantagens e o negócio poderá se tornar insustentável. Ou seja, há menos chances de conseguir manter as atividades por um longo período. Já com a adoção de uma precificação eficiente, o cenário se torna diferente.
Um preço de venda justo é um montante que se mantém competitivo com os concorrentes e que é compatível com o valor que o produto oferece ao público. Ao mesmo tempo, ele deve ser capaz de garantir o pagamento dos custos de produção (diretos e indiretos) e gerar lucros.
Ao proporcionar esse alinhamento, é possível ter saúde financeira que possibilite investir no crescimento da indústria. Lembre-se de que, além de precificar os produtos de maneira correta, é essencial acompanhar os elementos que compõem o preço de venda.
Isso porque esses indicadores são essenciais para o gestor conseguir entender e identificar problemas e oportunidades no cuidado com as finanças.
Como calcular o preço de venda?
Para ter efetividade no momento de definir o preço de venda na indústria, convém considerar que a precificação sofre influência de diferentes elementos. Eles estão relacionados ao processo de produção de forma indireta ou direta.
Assim, o cálculo inclui os gastos fixos, os custos diretos com a produção, os impostos e a margem de lucro desejada pela indústria. Confira a fórmula do preço de venda:
Preço de venda = Custo + Despesa + Lucro
Agora, veja o que significa cada um desses itens!
Custo
Os custos representam os valores financeiros ligados à operação, ou seja, são os gastos essenciais para que a atividade principal da indústria possa ser executada e para produzir as mercadorias. Alguns exemplos são o salário de funcionários, manutenção de maquinário e compra de matéria-prima.
Despesa
As despesas são os gastos vinculados à administração, ou seja, são os recursos mobilizados para o funcionamento do negócio. Os principais exemplos são o aluguel do local, impostos, contratação de terceirizados, investimentos em marketing e outros.
Lucro
O lucro é o valor destinado à indústria após a dedução das despesas e custos de cada produto vendido. Ele deve ser incluído no preço final para o negócio ter retorno financeiro ao realizar uma venda.
Como precificar os produtos industriais?
Agora que você já sabe o que é preço de venda e como realizar o cálculo, chegou a hora de entender como precificar os produtos corretamente. Veja algumas dicas relevantes!
Conheça os gastos
Conhecer em detalhes todos os gastos da indústria é essencial para avaliar a viabilidade comercial do negócio. Para tanto, vale a pena ter uma projeção das receitas e entender os valores envolvidos para avaliar se será possível obter lucro.
Nesse caso, é necessário diferenciar os gastos variáveis dos fixos. Esse último se refere às contas que apresentam quase o mesmo valor todos os meses e que estão relacionados com a indústria, independentemente das vendas ou da produção, como:
- aluguel;
- equipamentos;
- salário dos funcionários.
Já os gastos variáveis são os gastos que sofrem alterações de acordo com as vendas e a produção, como:
- matéria-prima;
- conta de luz e de água.
Delimite as despesas
Após conhecer todos os gastos fixos e variáveis da indústria, o próximo passo é contabilizar as despesas. Para isso, existem duas maneiras principais de realizar esse processo. O primeiro consiste em diluir os custos fixos do mix de produtos.
Desse modo, é possível atribuir porcentagens de contribuição diferentes a cada um deles. Isso permite calcular uma estimativa de quantos produtos de cada tipo devem ser vendidos para pagar a operação da indústria.
O segundo consiste em estimar um preço que resulte em uma margem de contribuição. Assim, ao retirar o valor dos custos e despesas variáveis e fixas, o restante será o lucro obtido.
Defina a margem de lucro
Não adianta ter uma indústria em que as vendas apenas cubram as despesas e os custos. É preciso gerar lucro para cumprir o objetivo do negócio. Nesse caso, não há uma margem de lucro que se aplique a todas as indústrias. É preciso fazer análises internas para entender o montante ideal.
Logo, é importante buscar o equilíbrio, visando uma rentabilidade sustentável. Não se esqueça de que preços baixos podem comprometer as finanças e valores altos tendem a afastar os clientes — em especial, no caso dos varejistas e distribuidores.
Neste conteúdo, você conheceu a relevância de ter um preço de venda adequado para os produtos industriais. Desse modo, é possível ter um olhar mais crítico sobre a precificação, entendendo o que pode gerar lucro e o que pode ser dispensável em uma indústria.
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