1. Home
  2. Crédito
  3. Equipe de crédito na indústria: benefícios x desafios de criar uma operação

Vender a prazo faz parte da realidade da maioria das indústrias. Afinal, as necessidades de distribuidores, varejistas e atacadistas costumam exigir um prazo maior para o pagamento. Mas, para oferecer essas condições, é importante compreender a necessidade de criar e gerenciar uma operação de crédito.

Isso porque a estrutura certa permite oferecer possibilidades mais interessantes para os clientes e explorar os aspectos positivos que elas podem trazer para o negócio. Ao mesmo tempo, existem desafios a serem superados.

Quer entender melhor essa situação referente à operação de crédito para a indústria? Continue a leitura para se aprofundar no assunto!

O que é uma operação de crédito?

No contexto de empresas e indústrias, a operação de crédito costuma se relacionar à oferta de recursos para os clientes. Isso ocorre, por exemplo, diante de condições diferenciadas de pagamento — como ao disponibilizar mais prazo.

Pense em uma indústria que vende para os distribuidores e varejistas. Ao fazer um pedido, o distribuidor solicita um prazo de pagamento de 45 dias. Nesse caso, a indústria oferecerá o crédito referente ao valor do pedido durante esse período.

Portanto, é possível afirmar que a operação de crédito se relaciona a um compromisso financeiro firmado entre as partes. Para tanto, são estabelecidas condições específicas, como valores pagos, formas de recebimento e prazo para quitação.

Por que é importante implementar esse setor na empresa?

Como você viu, as operações de crédito podem fazer parte do cotidiano das empresas. Por conta disso, é fundamental ter uma boa estrutura para desempenhar as atividades relacionadas a essa etapa. Logo, vale a pena contar com uma equipe de crédito.

Dessa forma, é mais fácil padronizar diversos processos, como a análise de crédito, a avaliação dos riscos e a concessão dos recursos e prazos, de acordo com os resultados obtidos no processo de análise. Assim, é possível otimizar a tomada de decisão e reduzir os riscos de inadimplência. 

Também convém considerar que implementar um setor desse tipo é essencial para a gestão financeira. Quanto mais organizada for a estrutura de crédito, mais fácil é manter o controle sobre o tipo de crédito oferecido e as condições apresentadas. Isso também ajuda a cuidar do fluxo de caixa da empresa e a equilibrar os recursos movimentados.

Ainda, implementar um setor de crédito permite que haja dedicação específica para as operações desse tipo. Então há como diminuir erros e retrabalhos, aumentar a produtividade e proteger as finanças do negócio.

Quais são os benefícios da linha de crédito na indústria?

O próximo aspecto para conhecer sobre as operações de crédito na indústria envolve os benefícios atrelados a ter uma equipe dedicada ao assunto. Nesse sentido, uma das vantagens é a capacidade de oferecer prazos maiores para os clientes.

Assim, é possível otimizar a relação com os distribuidores e varejistas. Isso pode dar origem a mais compras recorrentes, favorecendo a previsibilidade financeira do negócio. A equipe também ajuda a construir uma carteira sólida de clientes, diminuindo os esforços para captação e conversão.

Oferecer condições mais favoráveis de crédito pode, ainda, diferenciar a indústria dos concorrentes. Isso aumenta a competitividade, o que pode favorecer a captação de clientes e fortalecer o desenvolvimento no setor.

Outro aspecto relevante envolve a inadimplência. Com uma solução de terceirização de crédito, é possível receber de modo antecipado. Logo, a empresa não precisará se preocupar com a questão da inadimplência e seus impactos nas finanças corporativas. 

Como a inadimplência deixa de ser um problema para a indústria, a gestão financeira se torna mais fácil. Se ocorrer o recebimento à vista e imediato, fica mais fácil gerenciar o fluxo de caixa e demais elementos, como o capital de giro. Desse modo, o nível de saúde financeira será maior.

No geral, recorrer a uma solução estruturada permite que o negócio se fortaleça na cadeia de fornecimento, facilitando o alcance de objetivos estratégicos — como crescimento no setor de atuação.

Quais são os desafios associados a essa estratégia?

Ao mesmo tempo que existem diversos benefícios de estruturar a linha de crédito na indústria, há desafios que não devem ser desconsiderados. Um deles está relacionado ao risco de crédito ou de inadimplência.

É preciso avaliar adequadamente as características de distribuidores e varejistas, de modo a identificar quais são os riscos de ocorrer a inadimplência.

A indústria também deve ter atenção com a gestão do próprio fluxo de caixa. Ao conceder crédito com diferentes condições para os varejistas e distribuidores, ela precisa considerar o impacto que a decisão pode ter no próprio fluxo de caixa e nas atividades de gestão financeira.

Como ter uma equipe de crédito na indústria?

Como você viu até aqui, dispor de processos padronizados e estruturados é essencial para oferecer uma linha de crédito para empresas clientes. Porém, a indústria não precisa estruturar uma equipe por conta própria.

Em vez disso, é possível contar com ajuda especializada externa. Com as soluções da Trademaster, é exatamente o que acontece.

Quando a indústria se credencia, ela pode aproveitar a intermediação que realizamos com todos os elos da cadeia de distribuição. Para tanto, utilizamos uma tecnologia proprietária em crédito para analisar o risco de cada cliente. Ao mesmo tempo, não consideramos apenas esse fator no processo.

Em vez disso, há um foco no potencial de relacionamento e aumento de vendas, gerando crédito recorrente. A partir de então, cada cliente tem um limite de crédito aprovado, que pode ser utilizado para realizar as compras no fornecedor e contar com prazos maiores de pagamento.

Após a indústria emitir a nota fiscal e o boleto para o cliente, o pagamento é feito à vista pela Trademaster — que também receberá os valores pagos pelo comprador, conforme os prazos acordados.

Com isso, a indústria não precisa se preocupar com as etapas de análise e concessão de crédito. Ademais, ela conta com o recebimento antecipado e ainda lida com zero inadimplência, promovendo otimizações no setor financeiro. 

Com base no que você acompanhou, fica clara a importância de estruturar um setor de operação de crédito para a indústria. Assim, é possível ter mais competitividade e alcançar resultados mais satisfatórios no relacionamento com os clientes!

Quer ter ajuda para lidar com essa parte das finanças? Entre em contato conosco da Trademaster para se credenciar!

Notícias recentes