1. Home
  2. Sem categoria
  3. 8 KPIs financeiros que sua indústria precisa monitorar

8 KPIs financeiros que sua indústria precisa monitorar

A gestão financeira é um dos maiores desafios de um negócio. Ao mesmo tempo, quando ela é realizada de forma ineficiente, existem muitos riscos — como a falência das empresas. Assim, manter o controle das finanças é fundamental para a saúde financeira de uma indústria.

Para ajudar nesse controle, são utilizados os KPIs financeiros. Eles são ferramentas usadas para levantar dados no dia a dia do gerenciamento financeiro. Como cada negócio pode precisar de indicadores diferentes, é essencial saber quais deles são adequados para cada caso.

Pensando nisso, você sabe quais são os KPIs financeiros da indústria? Continue a leitura, pois, neste post, você descobrirá 8 indicadores que devem ser monitorados! 

 

O que são KPIs financeiros e qual é a importância deles?

A sigla KPI se refere à expressão em inglês key performance indicator que, em português, significa indicador-chave de desempenho. Sendo assim, os KPIs financeiros são índices que mensuram a performance financeira de uma empresa.

Eles são encontrados a partir de cálculos executados com as métricas extraídas das informações financeiras da empresa. Desse modo, é possível entender como está a saúde das finanças do negócio, assim como estipular metas para o desenvolvimento da organização.

Ao monitorar os KPIs, a gestão pode compreender se os objetivos estão sendo alcançados. Caso o desempenho não seja o esperado, ela pode identificar os gargalos e encontrar soluções para melhorar a performance financeira da empresa.

Logo, os KPIs fazem parte da gestão financeira da empresa — sendo especialmente relevantes nas tomadas de decisão dos gestores. Afinal, os indicadores fornecem uma base concreta para realizar escolhas mais acertadas.

 

8 KPIs financeiros para monitorar na indústria

Agora que você já sabe o que são os KPIs financeiros e a sua importância, é o momento de descobrir os 8 índices para monitorar na indústria. Desse modo, fica mais fácil escolher os indicadores que fazem sentido para o negócio.

Veja!

 

  1. Margem de contribuição 

A margem de contribuição indica quanto do valor da venda de cada produto contribui para cobrir os custos e as despesas da empresa e ainda obter lucro. O índice permite identificar se a receita do negócio é suficiente para pagar as contas e lucrar.

Além disso, com a margem de contribuição, você pode calcular a quantidade mínima de produtos que precisa vender para encontrar o ponto de equilíbrio. Por sua vez, esse outro indicador representa o marco onde a empresa passa a ter lucro.

 

  1. Customer lifetime value

Customer lifetime value (CLV) significa valor de tempo de vida, em português. Assim, ele representa o valor que um cliente pode gerar em todo o seu relacionamento com a empresa. Por exemplo, se a média de venda para um cliente pode chegar a 5 mil reais mensais, o CLV em 12 meses é de 60 mil reais.

 

  1. Market share

O market share, ou cota de mercado, mensura a fatia do mercado que a indústria representa em seu nicho. Ele pode ser calculado a partir da comparação do faturamento da empresa em relação à venda total das indústrias do mesmo segmento.

 

  1. Custo por lead 

Os leads são os contatos de potenciais clientes da empresa. Dessa maneira, o custo por lead (CPL) mede o valor gasto para adquirir cada contato. Esse indicador ajuda a entender o desempenho das estratégias comerciais — quanto menor o CPL, melhor é a performance das ações.

 

  1. Ticket médio

O ticket médio é a média de valor que um cliente gasta em cada compra da sua empresa. Ele é importante para monitorar diversos fatores, como satisfação do cliente, cenário econômico, estratégias comerciais etc. 

Por exemplo, se o indicador aumenta após uma ação de vendas, é indício de efetividade da campanha. Já se o ticket médio é reduzido em uma crise econômica, pode ser sinal de que o nicho de mercado foi afetado pela recessão.

 

  1. Índice de inadimplência

A inadimplência pode afetar diretamente o setor financeiro da empresa, visto que ela reduz a margem de lucro do negócio e pode gerar prejuízo para o caixa. Por essa razão, é preciso monitorá-la a partir da taxa de inadimplência, que mensura a porcentagem de clientes que deixam de honrar seus compromissos.

 

  1. Endividamento

Esse indicador mensura o nível de endividamento da empresa — ou seja, refere-se aos valores devidos a fornecedores, bancos, instituições financeiras etc. Vale saber que, mesmo que as dívidas não estejam vencidas, elas entram no cálculo.

Quando o endividamento é mais alto que o valor de ativos que a empresa possui, é indicativo de que a capacidade de pagamento da organização é reduzida. Com isso, o negócio pode encontrar dificuldades para obter crédito e investidores. 

 

  1. Liquidez

A liquidez representa a velocidade e a facilidade de uma empresa em transformar os seus ativos em recursos financeiros disponíveis para uso. Quando o indicador é alto, significa que a organização pode obter o dinheiro rapidamente — tendo, por exemplo, capital em caixa ou investido em títulos de liquidez diária.

Já quando o índice de liquidez é baixo, a empresa possui capital imobilizado, tendo maior dificuldade para convertê-lo em dinheiro. Esse é o caso dos recursos investidos em alternativas de longo prazo, em imóveis e em estoque, por exemplo.

 

Como a Trademaster pode ajudar nos índices financeiros da indústria?

Além de conhecer os principais KPIs para serem usados na indústria, é interessante entender como melhorar os índices financeiros — e a Trademaster pode ajudar. Isso porque ela atua permitindo que a indústria ofereça uma linha de crédito exclusiva aos seus clientes. 

Dessa maneira, é possível aumentar as vendas e o faturamento, assim como o ticket médio, por exemplo. Além disso, como a Trademaster assume o risco de crédito, ela é capaz de zerar a inadimplência na indústria.

Neste post, você descobriu 8 KPIs financeiros que devem ser monitorados na indústria e viu como eles podem contribuir para a gestão das finanças do negócio. Agora, essas informações podem ajudar na escolha dos índices que fazem mais sentido para avaliar a situação da empresa. 

Você ficou interessado na solução da Trademaster para a indústria? Acesse o nosso site e saiba mais sobre o produto!

 

Notícias recentes