Confira dicas e estratégias
Com o aumento da concorrência, as indústrias devem pensar em soluções que possam diferenciá-las no mercado. Um desses pontos inclui saber como aumentar os pedidos de venda, com o objetivo de atrair clientes, reduzir a taxa de desistência ou cancelamento e melhorar o fluxo de caixa.
Afinal, se os pedidos não acontecem ou são cancelados, a produção será reduzida. No entanto, muitas das despesas e os encargos trabalhistas continuam no mesmo nível, o que traz prejuízo para o negócio. Por isso, é essencial saber como driblar esse desafio.
Neste conteúdo, você entenderá melhor quais são as causas do cancelamento de pedidos na indústria e como aumentar esse fator com algumas estratégias de venda.
Acompanhe!
Qual é a importância de aumentar os pedidos de vendas para a indústria?
O pedido de venda consiste em um documento emitido por um vendedor para o seu cliente a partir de uma solicitação de compra. Ele é responsável por descrever e registrar o acordo comercial do processo de venda que ocorre entre as duas partes.
Nesse caso, aumentar os pedidos de vendas na indústria é fundamental para buscar melhores resultados financeiros. Para ajudar na conquista desse objetivo, deve-se contar com o auxílio da gestão comercial e de profissionais capacitados para atender os clientes.
Ainda, há outros fatores que podem interferir nos resultados. A escolha do canal de atendimento, o estabelecimento da rota para distribuir os itens e a definição dos processos, por exemplo, contribuem para a satisfação do cliente e o crescimento do número de pedidos de vendas.
Desse modo, o negócio pode atuar com mais previsibilidade financeira, aproveitando uma série de benefícios na gestão. Diante disso, buscar formas de aumentar os pedidos de vendas é um dos pilares para a expansão de qualquer negócio.
Além de ampliar o faturamento, esse processo traz oportunidades de tornar as suas soluções mais conhecidas, já que seus produtos terão maior circulação. Ademais, com maior disponibilidade de recursos resultantes das vendas, a indústria pode fazer mais investimentos internos.
É possível pensar na ampliação da carteira de produtos, da região atendida e na expansão da própria empresa, como ao abrir filiais. Portanto, trabalhar estratégias em busca do aumento dos pedidos de vendas é fundamental quando se pensa no crescimento da indústria.
Como aumentar os pedidos de venda na indústria?
Agora que você já conhece as causas dos pedidos de cancelamento, chegou o momento de descobrir como aumentar as vendas na indústria. Existem diversas dicas que podem auxiliar o negócio nesse processo. Veja as principais!
Invista na pré-venda
Para aumentar os pedidos de venda na indústria, a primeira dica é ter um setor dedicado à pré-venda para realizar a qualificação necessária. O sales development representative (SDR) é profissional dessa área que fica responsável por contatar potenciais clientes.
Desse modo, o gerente de vendas poderá obter o maior número de informações do consumidor e oferecer a melhor solução. Esse processo também permite auxiliar os clientes na jornada de compras, criando maior proximidade e aumentando as chances de fechar bons negócios.
Invista em qualificação e treinamento
A equipe comercial é responsável pelo contato com os clientes e impacta diretamente os resultados obtidos pela indústria. Logo, é importante que todo o time esteja preparado para atender os compradores da melhor maneira possível.
Nesse caso, é fundamental que eles conheçam todos os produtos comercializados, seus diferenciais e as características de cada um. Ainda, convém dominar técnicas de vendas e desenvolver uma boa comunicação com o consumidor.
Para desenvolver a equipe e conquistar melhores resultados, vale a pena investir em palestras, cursos e treinamentos de vendas.
Evite situações que gerem o cancelamento ou insatisfação
Não basta pensar em formas de aumentar as vendas: é preciso mantê-las ativas, evitando cancelamentos e ampliando as chances de fidelizar o cliente. Para tanto, existem algumas práticas importantes. Veja só:
- tenha um bom controle de estoque: vender itens sem estoque gera cancelamentos e prejudica a imagem da empresa, afastando o consumidor;
- trabalhe com prazos adequados para entregas: garanta que a logística seja estruturada de modo a garantir o recebimento dos produtos pelo cliente nos prazos propostos;
- integre processos: a integração de processos de vendas com estoque e atendimento, por exemplo, ajuda a evitar erros que podem gerar cancelamentos ou reclamações;
- garanta a qualidade dos produtos: entregar itens que cumpram as promessas propostas e tenham qualidade é fundamental para atender as necessidades do consumidor, evitando devoluções e outros transtornos.
Afinal, quando a empresa falha nesses processos, um cliente pode deixar de fazer novas compras. Do mesmo modo, a má experiência pode ser relatada a outros potenciais compradores, fazendo com que a empresa tenha a imagem afetada e sofra com a redução de vendas.
Ofereça condições diferenciadas
Muitos varejistas e distribuidores sentem dificuldades em relação ao pagamento de seus pedidos junto aos fornecedores. Por isso, uma das formas de se diferenciar e aumentar os pedidos de vendas é pela oferta de condições facilitadas para o pagamento.
É o caso de oferecer ou prazos maiores para o parcelamento dos clientes, por exemplo. Dessa forma, os compradores terão menos dificuldades para equilibrar o próprio fluxo de caixa, o que tende a favorecer a relação entre indústria e varejo ou distribuição.
Para tanto, a indústria pode recorrer a soluções diferenciadas de pagamento, buscando trazer melhores oportunidades de compra para os clientes, sem que isso prejudique o fluxo de caixa.
Como a Trademaster pode TE ajudar nesse processo?
Até aqui, você descobriu como é possível aumentar os pedidos de venda na indústria e como as formas de pagamento são relevantes no processo. Para ter a chance de contar com uma boa parceira que ajude nesse sentido, é possível escolher a Trademaster.
Oferecemos uma solução integrada ideal para aumentar as vendas em toda a cadeia de distribuição da indústria. Isso acontece por meio da concessão de limite de crédito para os clientes de indústrias parceiras.
O processo começa com a análise de crédito que usa inteligência proprietária. A avaliação não considera somente o risco do comprador, mas a perspectiva de aumento de vendas. A partir disso, é liberado um limite específico para cada cliente distribuidor ou varejo.
Depois, há o faturamento do pedido, com emissão da nota fiscal de venda e do boleto da Trademaster. Para a indústria, há a chance de receber as vendas de maneira antecipada. Isso ajuda a equilibrar as finanças e permite operacionalizar todas as particularidades da distribuição, como devoluções, cancelamentos e prorrogações.
Para os clientes, a empresa disponibiliza prazos maiores, o que favorece a relação com a indústria e amplia as chances de fechar as compras em condições atrativas.
Neste conteúdo, você descobriu como aumentar o pedido de vendas na indústria e a importância desse crescimento para a sustentabilidade do negócio. Agora, não deixe de colocar as dicas em prática para melhorar o seu desempenho financeiro no mercado.
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