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Indústria automobilística: como aumentar o ticket médio das vendas?

No cenário da indústria automobilística, diversas tendências e inovações estão moldando o setor. De veículos elétricos a melhorias em segurança, o mercado nacional está em constante evolução. Somados aos incentivos governamentais, esses fatores criam um ambiente propício para o crescimento.

Entretanto, apesar das perspectivas otimistas, gerir um negócio nesse setor ainda apresenta desafios. Otimizar as vendas e aumentar o ticket médio são questões relevantes que o segmento enfrenta.

Por essa razão, neste post, você conhecerá dicas de como potencializar o ticket médio nas vendas. Aumentar esse indicador pode ser o diferencial que a indústria automobilística precisa para prosperar em um mercado competitivo. 

Confira!

Faça um bom planejamento

Um planejamento bem elaborado é essencial para aumentar o ticket médio das vendas na indústria automobilística. Sem metas bem definidas e estratégias adequadas, há o risco de gastar os recursos, como dinheiro e tempo, de forma ineficaz.

Por essa razão, antes de tomar qualquer decisão, considere os seguintes aspectos:

  • mercado: avalie fornecedores, clientes, dinâmicas ambientais e fatores econômicos;
  • concorrentes: identifique os pontos fortes e fracos da concorrência;
  • ferramentas tecnológicas: utilize ferramentas de planejamento estratégico para estabelecer parâmetros claros;
  • público-alvo: a definição de personas é fundamental para o sucesso de campanhas direcionadas;
  • metas específicas: estabeleça objetivos que sejam específicos, mensuráveis e atingíveis.

Foque no público certo

Entender o seu público é o alicerce para uma relação eficaz entre indústria e cliente — nesse caso, as concessionárias e outros vendedores, por exemplo. Ao ter dados relevantes sobre os consumidores em mãos, você pode se comunicar de modo eficaz e aumentar o potencial de vendas.

Trata-se de um ponto relevante, já que entender as necessidades de seus clientes é importante para guiar o plano de negócios e potencializar lucros. Ao focar no público correto, há como fazer ofertas direcionadas, priorizando suas preferências.

Para tanto, levante pontos como:

  • Quais são os fatores que pesam na decisão de compra: atendimento, diferenciais do produto, pós-vendas?
  • Quais são os métodos de pagamento que eles preferem?
  • O que costumam valorizar no produto?

Com essas informações, você pode elaborar estratégias mais assertivas, acelerando as vendas. Focar nesses aspectos economiza tempo e maximiza o retorno do investimento.

Para quem já tem uma base sólida de clientes, considere realizar uma pesquisa de satisfação. O benefício desse investimento deve ser significativo.

Monitore o mercado

Na busca para elevar o ticket médio das vendas, o monitoramento do mercado é indispensável. Acompanhar as tendências permite identificar oportunidades e adaptar a sua oferta de forma ágil. 

Ao entender as flutuações da demanda, seja por veículos elétricos ou SUVs, por exemplo, você pode direcionar a produção para incluir produtos de maior valor agregado, como a demanda por peças ou itens usados na produção.

Esse monitoramento ajuda, inclusive, na definição de preços. Para tanto, é possível usar métricas e análises para compreender o comportamento do cliente, já que esses dados podem fornecer insights relevantes.

Mantenha uma boa relação com fornecedores

Estabelecer laços com fornecedores e parceiros estratégicos pode ser a chave para impulsionar as vendas. Essas conexões costumam gerar oportunidades para novos públicos e mercados, além de fortalecer a reputação da indústria no setor automobilístico.

Dependendo do parceiro, novas abordagens de promoção e vendas podem surgir. Considere fazer alianças, por exemplo, com oficinas, concessionárias e até mesmo empresas focadas em eventos automobilísticos. 

O essencial é cultivar relações com os parceiros que estão alinhados com os seus objetivos comerciais, evitando acordos impulsivos e sem foco.

Invista no marketing

Nesse processo, é preciso reconhecer que o marketing não é uma despesa, mas sim, um investimento estratégico para a indústria. Contudo, é importante lembrar que as estratégias de venda não devem se limitar à sazonalidade.

Portanto, uma abordagem é pensar em como a indústria automobilística pode solucionar os problemas do cliente a fim de atrair novos negócios. Para isso, a comunicação eficaz, o marketing digital e o relacionamento com os parceiros de negócios são componentes essenciais.

As opções de estratégias de marketing são diversas, como site corporativo, publicidade online, otimização para mecanismos de busca (SEO), e-mail marketing, entre outros. Para identificar as abordagens eficazes, o planejamento é essencial.

Conhecer os parceiros comerciais, as suas necessidades e onde estão localizados permite o desenvolvimento de campanhas que realmente trazem resultados positivos.

Fortaleça o seu atendimento

A retenção de parceiros é outro desafio contínuo na indústria. Afinal, aumentar as vendas não significa apenas atrair novos consumidores, mas também otimizar os pedidos com os atuais. Nesse sentido, um atendimento eficiente e ágil costuma fazer a diferença. 

Um relacionamento bem gerido pode gerar parcerias leais, mesmo que a concorrência ofereça preços e condições mais atraentes. Para elevar o atendimento e, consequentemente, as vendas, considere:

  • fazer pesquisas de satisfação regularmente;
  • conhecer profundamente o cliente;
  • ser proativo na antecipação das necessidades dos clientes;
  • identificar o momento certo para interagir;
  • oferecer assistência ágil e descomplicada.

Conte com boas soluções financeiras

Na busca por aumentar o ticket médio das vendas na indústria automobilística, vale a pena conhecer e utilizar boas soluções financeiras. Elas são capazes de aumentar a eficácia de suas operações e a satisfação em suas parcerias comerciais.

Por exemplo, é possível contar com soluções estratégicas, como a da Trademaster. Com o uso da inteligência artificial, a empresa tem um modelo de crédito proprietário, com o qual consegue analisar os riscos relacionados aos clientes, como concessionárias e outros distribuidores. 

De acordo com a análise, os clientes passam a ter um limite de crédito, o que ajuda a expandir prazos concedidos e fortalecer a continuidade do relacionamento. Para a indústria, a solução funciona como uma antecipação de recebíveis.

Nesse caso, um boleto será gerado pela indústria e a Trademaster antecipa a quantia, com um deságio — referente a taxas da operação. Com isso, a fintech assume o risco do crédito, passando a ser dela a responsabilidade de cobrança do montante devido.

Como visto, ao adotar as estratégias apresentadas, a indústria automobilística pode aumentar significativamente o ticket médio de suas vendas. Esse crescimento não apenas impulsiona o lucro, mas também solidifica a relação com os parceiros comerciais.

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